Imbolc

O Sabá de Imbolc é um sabá maior (do céu), também conhecido pelo nome Candlemas. Este sabá também é uma celebração à Deusa Celta Brigit. Por isso também é chamado de Dia de Brigit.
*Pronúncia: Os nomes são pronunciados exatamente como se escreve "Imbolc e Candlemas".

Este sabá é celebrado no dia 1 de Agosto no Hemisfério Sul e no dia 2 de Fevereiro no Hemisfério Norte.
Quem escolhe celebrar no dia 1 de Agosto leva em consideração que este sabá deve estar entre o solstício de inverno (Yule) e o equinócio de primavera (Ostara). E quem escolhe celebrar no dia 2 de fevereiro, leva em consideração que este sabá deve ser celebrado quando o sol estiver no signo de Aquário.


Imbolc é um sabá de purificação, por isso é uma tradição as bruxas fazerem limpezas tanto físicas quanto energéticas nas suas casas. Nos rituais em celebração a este dia também são feitas limpezas energéticas para se livrar de coisas ruins enviadas pelos outros e criada por nós mesmos, como a raiva por exemplo.
Por ser um momento de purificação profunda para dar início ao novo, é um dia excelente para fazer rituais de iniciação.

Algumas pessoas celebram este sabá em homenagem a Deusa Brigit que é a Deusa do fogo, da sabedoria, da poesia, das artes, das profecias, da proteção, dos oráculos e da cura. Então algumas bruxas acendem fogueiras, escrevem poesias, encantam seus oráculos ou fazem feitiços de cura nesse dia.

Além do fogo, um símbolo de Imbolc é a Cruz de Brigit que também pode ser feita durante um ritual e encantada para trazer proteção ao lar. Normalmente ela é confeccionada de trigo ou palha.
Depois de um ano sendo usada para proteção ela pode ser queimada em uma fogueira de imbolc para que seja confeccionada uma nova cruz.


Correspondências de Imbolc:
Símbolos: Fogo, Cruz de Brigit, Vassoura.
Comida: Bolos de frutas, pães, torta de maçã.
Bebida: Vinho, chá, sucos vermelhos.
Plantas: Angélica, manjericão, louro, mirra, flores amarelas e todas as plantas regidas por Urano.
Cores: Vermelho, laranja, branco.
Incensos: Rosas, Jasmim e Olíbano.
Cristais: Ametista, turmalina negra, ágata vermelha, hematita, topázio.

______________________________
Veja também:
______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário