Yule

O Sabá de Yule é um sabá menor (da terra), É o solstício de inverno, quando ocorre a noite mais longa do ano. É a data em que os pagãos celebravam o nascimento do Deus Sol.
*Pronúncia: Yule (Iule).

O equinócio pode variar de data em cada ano, mas normalmente acontece entre 21 e 23 de Junho no Hemisfério Sul e entre 21 e 23 de Dezembro no Hemisfério Norte.
A celebração pode ser feita no dia do equinócio ou até três dias depois.


Yule é um momento de introspecção mais intensa do que em Mabon. É quando nós podemos planejar com mais calma os projetos para o resto do ano.
Também é o momento de ajudar a quem precisa, fazer doações de alimentos e roupas para quem necessita.
E como é nascimento do Deus Sol, também é um sabá renascimento e celebração a vida. É quando nós podemos fazer um ritual para eliminar tudo o que não gostamos em nós mesmos e renascermos melhores.

Yule é um sabá com muitos símbolos, entre eles o sino que era tocado para afastar as energias negativas e atrair os seres do bem. Outro símbolo é tora de Yule que é um tronco cortado ao meio com três furos para colocar as velas verde, vermelha e branca que representam o fogo (vermelha), o pinheiro (verde) e a neve (branca). Mas o principal símbolo é o pinheiro, que na tradição pagã era colocado dentro de casa simbolizando que os espíritos da natureza passassem o inverno em um lugar quente.


Correspondências de Yule:
Símbolos: Pinheiro, azevinho, sino, visco, tora de Yule, neve.
Comida: Bolo de frutas, pães, frutas secas, nozes e assados.
Bebida: Vinho, champanhe.
Plantas: Louro, freixo, hibisco, cedro, cardo-santo, e todas as plantas regidas pela Lua ou Saturno.
Cores: Vermelho, verde e branco.
Incensos: Pinho, louro, cedro, alecrim.
Cristais: Olho-de-gato, granada, rubi.

______________________________
Veja também:
______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário